Autora da matéria: Beatriz Brandão
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) vai coordenar a primeira Pesquisa Nacional de Saúde Mental (PNSM-Brasil), que pretende traçar um panorama inédito da saúde mental da população brasileira. O estudo vai mapear a prevalência de transtornos mentais, os fatores sociais associados ao adoecimento psíquico e o uso dos serviços de saúde mental no país.
Com entrevistas com cerca de 10 mil pessoas em áreas urbanas e rurais, a pesquisa busca compreender as reais necessidades de tratamento a partir da realidade da população, contribuindo para a formulação de políticas públicas mais eficazes. Fatores como pobreza, violência, estresse e experiências traumáticas serão analisados, assim como a gravidade dos quadros, comorbidades e abandono de tratamento.
A iniciativa integra um consórcio internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS), é financiada pelo Ministério da Saúde e chega em um contexto de aumento dos casos de ansiedade, depressão e suicídio no Brasil. O relatório final está previsto para ser divulgado até o fim de 2026.
Veja mais em:
https://tribunaonline.com.br/saude/ufes-vai-fazer-mapa-da-saude-mental-dos-brasileiros-285050?home=espirito_santo
—
Apoio:
Consultório Virtual de Psicanálise Aderson Viana
Cuidado, escuta e acolhimento em saúde mental
Rádio Psique Plus
Música, psicanálise e cuidado em um só lugar.